Vida Religiosa Vicentina

Etapas de Formação para a Vida Religiosa

Fases da Vida Religiosa

Fase de Aspirantado

A jovem que sente o convite de Jesus para dizer "SIM" como a vida religiosa consagrada, começa o seu caminho como aspirante.

 

O período inicial de conhecimento recíproco chama-se “aspirantado”, porque precede a acolhida oficial no postulado, que é o primeiro período de formação inicial, prescrito pelas Constituições.

 

A Congregação das Irmãs de São Vicente acolhe com alegria as jovens que manifestam o desejo de discernir a possibilidade de um chamado divino à vida religiosa e oferece a ajuda de um acompanhamento adequado, por meio do qual a jovem terá condições de refletir sobre esse chamado de Deus em sua vida.

Fase de Postulantado

O Postulado é a segunda etapa de formação prescrita pelas nossas Constituições. É um período de crescimento humano e espiritual, em que a candidata, atraída pelo fascínio da pessoa de Jesus e pela beleza do dom total de Si à causa do Evangelho, procura fazer de sua vocação uma história de amizade crescente com o Senhor. É um tempo em que tanto a candidata quanto o Instituto podem refletir sobre a adesão da jovem a vocação a vida religiosa vicentina de amor e serviço aos pobres.

 

O principal objetivo dessa etapa de formação é encaminhar a postulante para uma crescente e equilibrada maturidade, que a torne capaz de fazer uma escolha livre e responsável pela pessoa de Jesus Cristo, segundo o Carisma de São Vicente de Paulo.

Fase de Noviciado

O noviciado pode ser definido como um tempo de iniciação integral à formação de vida que o Filho de Deus abraçou e propôs no Evangelho. É organizado de tal modo que as noviças possam melhor tomar consciência da vocação religiosa, experimentar o estilo de vida proposto pelo Instituto e formá-la segundo o seu carisma vicentino.

 

Essa etapa de formação tem como objetivo dar oportunidade à jovem noviça de conhecer e experimentar a beleza e as exigências da vida consagrada, mediante a interiorização dos Conselhos Evangélicos de Castidade, Pobreza e Obediência, visando uma caridade mais perfeita de amor a Deus e aos pobres.

 

Busca-se ainda iniciar a jovem numa caminhada de uma experiência cada vez mais profunda de Deus, de maneira a assumir progressivamente os mesmos sentimentos de Jesus e ser sinal visível de sua presença no mundo juntos aos pobres e sofredores. 

Fase Juniorato

O juniorato, última etapa de formação inicial da religiosa vicentina, coincide com o período dos votos temporários e pode durar de cinco a nove anos. A juniora tem a possibilidade de interiorizar e de experimentar os valores já apreciados; integrar a formação humana e espiritual com a preparação cultural e profissional e a experiência apostólica.

 

Esse período formativo objetiva preparar a irmã de votos temporários para o dom total de si a Deus na profissão perpétua dos votos, como Religiosa Vicentina, segundo as aspirações de nossa Fundadora Elisabeth de Robiano e se entregar totalmente à vivência de amor aos pobres, segundo São Vicente os nossos Mestres e Senhores, para ser:

 

- Testemunha autêntica do Carisma do Instituto;

- Competente no exercício da atividade apostólica;

- Membro responsável da sua comunidade;

- Observante fiel das Constituições.

Formação Continuada

A formação permanente é uma exigência intrínseca à consagração religiosa. Ela proporciona o crescimento de cada Irmãs Vicentina e de todas as comunidades; desenvolver a personalidade de forma unificada e mantém vivo o Carisma da Fundadora Elisabeth de Robiano. O caminho de formação nos coloca numa atitude sempre vigilante de discernimento e de avaliação, para entender, em cada circunstância da vida, a qualidade da sua resposta ao Senhor e à urgência da evangelização dos pobres e de sermos evangelizadas por eles por sua dor e sofrimento.

 

O principal objetivo da formação permanente é reavivar diariamente a própria fidelidade a Cristo e a seu projeto de amor para testemunhá-lo em cada ambiente, com uma vida de mulher consagrada, no intuito de oferecer à sociedade um rosto mais humano e mais justo e misericordioso e que seja reflexo de Jesus para a sociedade.

 

Querida Jovem, compartilhamos com você informações, esclarecimentos e orientações em relação à vocação e a nossa Congregação Religiosa. Sinta-se à vontade para perguntar ou solicitar material para auxiliá-la. Clique aqui e nos encaminhe sua mensagem. Fique por dentro dos eventos das Irmãs Vicentinas, clique aqui e faça sua inscrição!

Vida Consagrada

Tudo o que acontece está aqui