Vida Religiosa Vicentina

Acompanhamento Vocacional

Discernimento Vocacional

Se você se sente impelido a buscar a vontade de Deus para a sua vida, certamente já se deparou com a seguinte pergunta: “Por onde devo começar?”. 

 

Antes de mais nada é importante compreender que o tempo do discernimento vocacional é um tempo muito forte de escuta de Deus, tempo de se debruçar em Sua Palavra e saber que Ele mesmo irá conduzir nossos passos; a nós cabe a docilidade, atenção à Sua Palavra e uma escuta amorosa. Ainda, nesse período, é importante guardar a Palavra e os sinais que Deus vai revelando ao longo do caminho.

 

A coragem de se lançar no caminho de descoberta da própria vocação é também fazer a experiência do discípulo amado, que reclinando sua cabeça sobre o peito de Jesus, consegue escutar os movimentos de amor do coração de seu Mestre. E, é somente amadurecendo na intimidade e no amor que se consegue responder com liberdade e confiança ao chamado que Deus faz.

 

Vale lembrar que um caminho vocacional é sempre marcado pelo amor: é Deus que ama e chama, e a pessoa por sua vez se entrega a este amor. Seremos como verdadeiras discípulas se soubermos caminhar na escuta e docilidade, dessa forma certamente chegaremos a encontrar o que o nosso coração procura.

 

Para saber mais entre em contato conosco para fazer esse tempo de escuta e reflexão.

Perguntas mais Frequentes

O que é uma equipe vocacional?

 

Segundo o Papa Francisco. “O Serviço de Animação Vocacional é aprender o estilo de Jesus, que passa pelos lugares da vida cotidiana, se detém, sem pressa, e, olhando os irmãos com misericórdia, os conduz ao encontro com Deus Pai. Ele é o ‘Deus conosco’, que vive entre seus filhos, não teme misturar-se entre a multidão das nossas cidades”.

 

É um grupo de irmãs destinadas a acompanhar as jovens que se questionam quanto a sua opção de vida no seguimento de Jesus na igreja, equipe está preparada para trabalhar com todos os jovens rapazes e moças para os orientar e animar na descoberta de que caminhos devem seguir no seguimento de Jesus na Igreja. 

 

Como é o trabalho da equipe de Serviço de Animação Vocacional? 

 

Realizamos um trabalho de Orientação Vocacional para os Vocacionados à Vida religiosa Consagrada na Igreja, que vai desde o primeiro contato com a Equipe, quer seja por carta ou e-mail, até o processo de acompanhamento e discernimento vocacional com os encontros vocacionais que o candidato participa no decorrer do Caminho Vocacional.

 

O que devo fazer para participar de um Caminho de Discernimento Vocacional?

 

O primeiro passo é a pessoa escrever uma carta ou e-mail fazendo seu pedido para iniciar o Discernimento Vocacional. Após este pedido, a Equipe Vocacional estará pronta para entrar em contato com a candidata, fornecendo todas as informações sobre o Caminho Vocacional e os requisitos necessários para que possamos dar início ao acompanhamento vocacional.

 

Quais são as etapas do acompanhamento?

 

- A primeira etapa do acompanhamento chamamos de etapa da correspondência, a pessoa se corresponde com a Equipe; 

- A segunda etapa enviamos alguns questionários que lhe ajudarão a entender o que está acontecendo com você;

- A terceira etapa a jovem passa por uma entrevista pessoal. Após esta entrevista ela poderá iniciar os encontros vocacionais.

 

Qual o período de duração deste acompanhamento e caminho vocacional?

 

Depende de cada candidata, pois o tempo de cada jovem é diferente e cada um faz seu discernimento de forma diferente, mas o comum é de um a três anos, ou um pouco mais. 

 

Onde são realizados os encontros vocacionais?

 

É comum a jovem ser convidada para os encontros nas regiões onde as Irmãs Vicentinas estão de missão. Por exemplo, uma pessoa que mora no Nordeste, as irmãs que estão naquela região organizam os encontros por lá. No segundo momento podem ser convidadas para fazer uma experiência de convivência fraterna, que chamamos de aspirantado, nas comunidades onde as irmãs estão inseridas.

 

Como é essa experiência?

 

O aspirantado é a fase inicial, onde a pessoa é chamada a viver conosco por um ano. Nessa etapa, a jovem tem contato com as várias realidades da Vida Religiosa, tanto pastoral quanto de vivência comunitária fraterna entre as irmãs, e tem a oportunidade de conhecer o carisma, trabalho, missão e formação, desenvolvida pelas irmãs que estão naquela comunidade e que representam o instituto das Irmãs de São Vicente de Paulo de Gysegem. Neste tempo a pessoa é acompanhada por uma formadora participante da equipe de Pastoral Vocacional que fará com a Jovem o caminho de discernimento de sua vocação para assim possa ingressar no Instituto nas etapas seguintes. 

 

Qual o tempo de aspirantado?

 

Novamente vai depender da candidata, mas a duração é de um ano, que pode ser realizado numa casa das Irmãs Vicentinas mais próxima na sua região ou na Comunidade Nossa Senhora de Fátima - SP. 

Equipe do Serviço de Animação Vocacional

A Equipe do Serviço de Animação Vocacional está espalhada por todo Brasil nas regiões onde se encontra uma comunidade fraterna das Irmãs Vicentinas, para possibilitar a candidata um acompanhamento mais próximo. Se você deseja viver um caminho de discernimento vocacional conosco, entre em contato pelo formulário abaixo, por Facebook ou por correspondência para:

Coordenação Geral da Equipe do Serviço de Animação Vocacional
Irmã Maria Cristina dos Santos
Comunidade Rainha da Paz – Rua.
Membros da Equipe de Animação Vocacional

Vida Consagrada

Tudo o que acontece está aqui